"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha
de ser honesto".

(Rui Barbosa)


sábado, 14 de maio de 2011

Câmara discute problema dos camelôs

Discutir e apresentar alternativas referentes à situação dos camelôs. Foi com esse propósito que a Câmara Municipal de Parauapebas realizou Audiência Pública na manhã da última quinta-feira, 12, com o tema "ALTERNATIVAS AO COMÉRCIO REALIZADO PELOS VENDEDORES AMBULANTES (CAMELÔS) NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS". Além disso, a Audiência, que também teve como principal objetivo desobstruir as calçadas e as praças da cidade, bem como buscar melhores condições que permitam a categoria exercer a atividade profissional de forma legal.

A Audiência Pública foi solicitada por meio do Requerimento N° 055/2011, de autoria conjunta dos Vereadores Francis Resende (PMDB), Adelson Fernandes (PDT) e Antônio Massud (PTB). Vários assuntos foram discutidos, entre eles um melhor ambiente de trabalho para os vendedores.

Segundo o Presidente da AVAP (Associação dos Vendedores Autônomos de Parauapebas) Reginaldo Guimarães, a Audiência Pública é de grande valia para todos os vendedores ambulantes. “Essa Audiência é para o Prefeito, o Secretario de Urbanismo explicar para nós porque estão nos tirando das ruas se não tem uma área para nos colocar para trabalhar”, disse.

Para “Seu Paraná” como é conhecido, que também é camelô, a Audiência Pública foi muito importante para discutir a melhoria do ambiente de trabalho. “Queria que construísse uma feira digna e moderna. Tem que ser uma área de fácil acesso, para construirmos uma nova Feira do Produtor”, contou.

Preocupados com a situação dos trabalhadores, os Vereadores registraram o pedido da categoria para posteriormente encaminhar ao Chefe do Poder Executivo. Um local com melhor infraestrutua e liberdade de vender um produto foram algumas das solicitações dos ambulantes. Além disso, uma comissão formada por Vereadores e representantes dos camelôs foi constituída para solucionar do problema. Segundo a Vereadora Francis Resende (PMDB), uma das autoras do requerimento, a Audiência foi importante para mobilizar todos os camelôs. “Nosso objetivo era conseguir fechar uma pauta para levar ao Prefeito, porque não é só um assunto dos camelôs, é também dos trabalhadores da Feira do Produtor e do “Costa pra Rua”. Nosso objetivo foi alcançado, conseguimos fechar uma pauta e fazer uma comissão dos vendedores ambulantes juntamente com essa Casa” concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CMP

Nenhum comentário: