sábado, 1 de maio de 2010
Demanda gigantesca para regularização eleitoiral
Milhares de pessoas devem ficar sem votar nas eleições de 2010 em Parauapebas. O que se apurou é que o cartório eleitoral de Parauapebas não está conseguindo atender a demanda verificada.
Todos os dias, cerca de 300 pessoas permanecem na fila para receber uma senha, mas o cartório eleitoral distribui apenas 100 senhas de atendimento por dia. A movimentação de pessoas é tão grande que muitos dormem na fila para garantir o atendimento.
Além do problema do atendimento deficiente, em razão do pequeno contingente de ser vidores que a Justiça Eleitoral dispõe, a população que buscou atendimento voltou para casa frustada. É que o transmissor de dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sofreu avarias no domingo, o que comprometeu todo o sistema. Na quinta-feira, o problema ainda não tinha sido sanando, o que acabou agravando ainda mais a situação.
A situação é tão preocupante que chegou até à Câmara de vereadores. O vereador Faisal Salmen, por meio de um requerimento solicitou providências junto a Justiça Eleitoral para que fosse feito um esforço nos últimos dias para que a situação eleitoral de milhares de milhares de pessoas fosse regularizada. O parlamentar inclusive solicitou ao Poder Executivo que colocasse à disposção do cartório servidores, mas ao que parece a providência não foi tomada. “É uma pena porque o voto é um direito do cidadão, agora com ele vai poder votar se ele não consegue ser atendido”, disse.
Nas filas que são formadas no entorno do prédio do cartório eleitoral se verifica casos de pessoas que estão há três dias na fila sem ser atendido. É o caso de Fernando Souza que faltou ao trabalho três dias e foi surpreendido pela pane no sistema, “é uma pena, porque as empresas exigem que o título seja do município’.
Colégio eleitoral - Apesar de deixar de atender muitos eleitores rodos os dias, a reportage recebeu a informação de que só o colégio eleitoral de Parauapebas terá perto de 90 mil eleitores. No mês passado um levantamento preliminar contabilizou 86.860 eleitoral, ‘acredito que chegará perto de 90 mil”, disse uma funcionária.
Para Faisal, se houvesse um atendimento mais abrangente, o número de eleitores chegaria a 100 mil eleitores.
O prazo para a regularização eleitoral vai até o dia 05 de maio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
As pessoas continuam deixando os prazos estourarem para fazerem o que daria para ser feito com toda a tranquilidade.
Postar um comentário